ESCOLA
MUNICIPAL PROF. LÁZARO SAGRADO – ENSINO INTEGRAL
PLANEJAMENTO
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COORDENADORA: FERNANDA V. SENA SOUZA
COORDENADORA: FERNANDA V. SENA SOUZA
INTRODUÇÃO
Objetiva-se o uso dos recursos tecnológicos na educação como ferramenta de ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental, pois há a necessidade de construir novas estratégias de criação e produção de novos saberes e práticas de ensino com a introdução dos recursos tecnológicos no cotidiano escolar, adequadas à realidade do contexto.
Assim, serão utilizados para o desenvolvimento dos trabalhos softwares, sites e programas adequados a cada Ano Escolar, com objetivos e metodologias também diferenciados.
Pré
Objetivo
Geral: Propiciar às crianças, via computador, um aprendizado e um contato
direto com novas tecnologias de ensino, como também promover o desenvolvimento
motor e o raciocínio lógico por meio de brincadeiras educativas.
Objetivos
Específicos: Contribuir para a inclusão digital das crianças nesta faixa
etária, além de exercitar a sua percepção visual e auditiva, sua coordenação
motora e memorização, desenvolvendo habilidades essenciais ao seu processo de
alfabetização.
Metodologia:
Utilização de softwares e programas compatíveis com os objetivos propostos,
procurando atender as necessidades individuais do aluno, e ainda, jogos
pedagógicos, desenhos e pinturas.
1º ano
Objetivo
Geral: Proporcionar ao aluno atividades de alfabetização e letramento a partir
do uso da tecnologia e em sala de aula.
Objetivos
Específicos: Reconhecer as letras do alfabeto, construir palavras, frases e
textos através de jogos, proporcionando interação com a escrita através da
interação e trabalho em grupo.
Metodologia:
Exploração dirigida para conhecimento das regras da sala de informática, do computador
e seus periféricos, e utilização de jogos de alfabetização específicos para a
faixa etária.
2º ano
Objetivo
Geral: A informática terá como objetivo a alfabetização tecnológica, através do
manuseio da máquina, e do aprendizado de suas possibilidades de acordo com o
desenvolvimento intelectual e motor da criança.
Objetivos
Específicos: Desenvolver a atenção, a percepção e a motricidade, requisitos
importantes para o seu desenvolvimento intelectual, e a coordenação motora,
para que o aluno possa adquirir controle manual no uso do equipamento.
Metodologia: Utilização de softwares e programas compatíveis com os objetivos propostos, procurando atender as necessidades individuais do aluno, e ainda, jogos pedagógicos, desenhos e pinturas. Organização de cartazes e murais com os trabalhos impressos.
3º Ano
Objetivo:
A informática terá como objetivo a alfabetização lecto-escrita, raciocínio
lógico, o uso do equipamento, assim como o desenvolvimento da atenção, memória,
percepção e criatividade.
Metodologia: Utilização de softwares e programas compatíveis com esse aprendizado. Uso de material didático, para digitação de palavras e frases, trabalhadas em sala de aula, assim como outras atividades que se fizerem necessárias, jogos pedagógicos, desenhos e pinturas. Organização de cartazes e murais com os trabalhos impressos.
4º Ano
Objetivo:
A informática terá como objetivo levar o aluno ao conhecimento dos recursos
disponíveis da máquina, possibilitando assim, desenvolver a atenção,
criatividade, percepção do uso correto da ortografia, acentuação, parágrafo e
outros.
Metodologia: Utilização de softwares, sites e programas compatíveis com esse aprendizado, assim como, a utilização material didático, para digitação de pequenos textos criados e trabalhados em sala de aula, jogos pedagógicos, desenhos e pinturas. Organização de cartazes e murais com os trabalhos impressos.
5º Ano
Objetivo:
A informática terá como objetivo levar o aluno ao domínio dos recursos
disponíveis na máquina, oportunizando assim sua autonomia e criatividade na
realização das atividades propostas, levando-o a buscar alternativas que o
impulsione a desenvolver suas potencialidades e conhecimentos.
Metodologia: Utilização de sites, softwares e programas compatíveis com esse aprendizado, assim como a utilização de material didático, para produção e digitação de textos, criados e trabalhados em sala de aula, trabalhos em grupo, pesquisas e jogos pedagógicos. Organização de murais e cartazes, com os trabalhos impressos.
RESULTADOS
Espera-se que o uso do computador desperte um maior interesse por parte dos alunos, proporcionando a melhora na aprendizagem, principalmente no que se refere a escrita ortográfica e na produção de textos.
Com este projeto de ensino, busca-se
construir novas estratégias de criação e produção de novos saberes e práticas
de ensino, utilizando a informática no cotidiano da escola. Fato este que
aumenta o interesse pela escrita, pela ortografia e desenvolve o raciocínio, a
atenção, a percepção e a criatividade.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
GÓMEZ,
Guilhermo Orozco. Comunicação, educação e novas tecnologias: tríade do século
XXI. Comunicação e Educação, São
Paulo, n. 23, p. 57-70, jan./abr. 2002. Disponível em: http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/comeduc/article/view/4520/4243.
Acessado em: 22/02/2017
KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas, SP:
Papirus, 2007. - (Coleção Papirus Educação)
LIMA, Érica Rossana Passos de Oliveira; MOITA,
Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro. A tecnologia e o ensino de química:
jogos digitais como interface metodológica. In: SOUSA, Robson Pequeno de; MOITA, Filomena M. C. da S.
C.; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. Tecnologias
Digitais na Educação. Campinas Grande, PB: EDUEPB, 2011. p. 131 a 154.
MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá.
Campinas, SP: Papirus, 2013. – (Coleção Papirus Educação)
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