quinta-feira, 30 de novembro de 2017

ESCOLA MUNICIPAL PROF. LÁZARO SAGRADO – ENSINO INTEGRAL
PLANEJAMENTO OFICINA ONLINE.COM
COORDENADORA: FERNANDA V. SENA SOUZA

INTRODUÇÃO

            Objetiva-se o uso dos recursos tecnológicos na educação como ferramenta de ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental, pois há a necessidade de construir novas estratégias de criação e produção de novos saberes e práticas de ensino com a introdução dos recursos tecnológicos no cotidiano escolar, adequadas à realidade do contexto.
            Assim, serão utilizados para o desenvolvimento dos trabalhos softwares, sites e programas adequados a cada Ano Escolar, com objetivos e metodologias também diferenciados.

Pré
Objetivo Geral: Propiciar às crianças, via computador, um aprendizado e um contato direto com novas tecnologias de ensino, como também promover o desenvolvimento motor e o raciocínio lógico por meio de brincadeiras educativas.

Objetivos Específicos: Contribuir para a inclusão digital das crianças nesta faixa etária, além de exercitar a sua percepção visual e auditiva, sua coordenação motora e memorização, desenvolvendo habilidades essenciais ao seu processo de alfabetização.

Metodologia: Utilização de softwares e programas compatíveis com os objetivos propostos, procurando atender as necessidades individuais do aluno, e ainda, jogos pedagógicos, desenhos e pinturas.

1º ano

Objetivo Geral: Proporcionar ao aluno atividades de alfabetização e letramento a partir do uso da tecnologia e em sala de aula.

Objetivos Específicos: Reconhecer as letras do alfabeto, construir palavras, frases e textos através de jogos, proporcionando interação com a escrita através da interação e trabalho em grupo.

Metodologia: Exploração dirigida para conhecimento das regras da sala de informática, do computador e seus periféricos, e utilização de jogos de alfabetização específicos para a faixa etária.

2º ano
Objetivo Geral: A informática terá como objetivo a alfabetização tecnológica, através do manuseio da máquina, e do aprendizado de suas possibilidades de acordo com o desenvolvimento intelectual e motor da criança.

Objetivos Específicos: Desenvolver a atenção, a percepção e a motricidade, requisitos importantes para o seu desenvolvimento intelectual, e a coordenação motora, para que o aluno possa adquirir controle manual no uso do equipamento.

Metodologia: Utilização de softwares e programas compatíveis com os objetivos propostos, procurando atender as necessidades individuais do aluno, e ainda, jogos pedagógicos, desenhos e pinturas. Organização de cartazes e murais com os trabalhos impressos.

3º Ano
Objetivo: A informática terá como objetivo a alfabetização lecto-escrita, raciocínio lógico, o uso do equipamento, assim como o desenvolvimento da atenção, memória, percepção e criatividade.

Metodologia: Utilização de softwares e programas compatíveis com esse aprendizado. Uso de material didático, para digitação de palavras e frases, trabalhadas em sala de aula, assim como outras atividades que se fizerem necessárias, jogos pedagógicos, desenhos e pinturas. Organização de cartazes e murais com os trabalhos impressos.

4º Ano
Objetivo: A informática terá como objetivo levar o aluno ao conhecimento dos recursos disponíveis da máquina, possibilitando assim, desenvolver a atenção, criatividade, percepção do uso correto da ortografia, acentuação, parágrafo e outros.

Metodologia: Utilização de softwares, sites e programas compatíveis com esse aprendizado, assim como, a utilização material didático, para digitação de pequenos textos criados e trabalhados em sala de aula, jogos pedagógicos, desenhos e pinturas. Organização de cartazes e murais com os trabalhos impressos.

5º Ano
Objetivo: A informática terá como objetivo levar o aluno ao domínio dos recursos disponíveis na máquina, oportunizando assim sua autonomia e criatividade na realização das atividades propostas, levando-o a buscar alternativas que o impulsione a desenvolver suas potencialidades e conhecimentos.

Metodologia: Utilização de sites, softwares e programas compatíveis com esse aprendizado, assim como a utilização de material didático, para produção e digitação de textos, criados e trabalhados em sala de aula, trabalhos em grupo, pesquisas e jogos pedagógicos. Organização de murais e cartazes, com os trabalhos impressos.

RESULTADOS

            Espera-se que o uso do computador desperte um maior interesse por parte dos alunos, proporcionando a melhora na aprendizagem, principalmente no que se refere a escrita ortográfica e na produção de textos.
            Com este projeto de ensino, busca-se construir novas estratégias de criação e produção de novos saberes e práticas de ensino, utilizando a informática no cotidiano da escola. Fato este que aumenta o interesse pela escrita, pela ortografia e desenvolve o raciocínio, a atenção, a percepção e a criatividade.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

GÓMEZ, Guilhermo Orozco. Comunicação, educação e novas tecnologias: tríade do século XXI. Comunicação e Educação, São Paulo, n. 23, p. 57-70, jan./abr. 2002. Disponível em: http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/comeduc/article/view/4520/4243. Acessado em: 22/02/2017

KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007. - (Coleção Papirus Educação)

LIMA, Érica Rossana Passos de Oliveira; MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro. A tecnologia e o ensino de química: jogos digitais como interface metodológica. In: SOUSA, Robson Pequeno de; MOITA, Filomena M. C. da S. C.; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. Tecnologias Digitais na Educação. Campinas Grande, PB: EDUEPB, 2011. p. 131 a 154.


MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Papirus, 2013. – (Coleção Papirus Educação)      

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